O processo de serigrafia ou silk-screen, arte de estampar imagens

serigrafia, também conhecida como silk-screen, é agora o processo mas utilizado em peças de camisetas, moletons, jeans, etc., e em qualquer utensílio cujo sua superfície permite.  O principal motivo dessa técnica preponderante na indústria da estamparia é o imenso leque de opções que ela abre. Ao longo dos anos os fabricantes de tintas e também demais insumos vem fazendo lançamentos de produtos inovadores que estão dando novos ares ao já centenário silk-screen. A serigrafia não é uma arte moderna, mas sim uma arte milenar que persiste ate os dias de hoje juntamente com as tecnologias aplicadas para um melhor aproveitamento dos seus recurso.

Descrevo logo abaixo as etapas deste processo secular, porque acredito que todo programador visual deve garantir o maior numero de aprendizado e noção em suas criações que são estampadas em roupagem e e outros utensílios semelhantes.

1º Estampa

Tudo inicia com o trabalho do programador visual, que usualmente junto com o estilista estuda o que vai ser o estilo da estampa, as cores, a classe, os efeitos, localização, etc. Fundamentado de análise das etapas de um projeto o desenhista / programador visual produz o esboço da estampa, que nesta uma parte do processo é chamada arte.

Exemplo arte feita Illustrator

2º Separação / seleção cores

Arte (ou desenho industrial, se preferir) é empregada usualmente em softwares ilustração vetorial o Coreldraw e também o Illustrator. Após pronta deve ser feita separação de cores, porque serigrafia exige que toda cor seja gravada em uma matriz dissemelhante, para casa uma sobreposta formem a figura colorida.

3º Sensação fotolitos / negativos

Agora é chegada hora de imprimir os fotolitos (também chamados número reduzido de negativos, vegetal, poliéster, etc). Qualidade da separação de cores e também dos fotolitos leva de forma direta na qualidade da estampa, de nada adianta antecipar uma arte muito desenhada se as cores não se encaixarem perfeitamente na hora de serigrafar.

Fotolitos matriz serem gravados

4º Estampagem matrizes

Após impressos os fotolitos, os mesmos são enviados a serigrafia de estampagem das matrizes. Matrizes do zero mas são em quadros de metal ou madeira com uma tela muito esticada, onde é passada uma emulsão fotossensível que em contato com uma manancial luminosidade de radiação ultravioleta endurece onde não está o fotolito, consentindo de forma revelação da arte do fotolito na matriz.

5º Preparação dos insumos

Nesta lance ocorre a preparação do material empregado na estampa. É evento o registro das matrizes para que a juntura seja perfeito, as cores são matrizadas / misturadas, os rodos preparados, etc…

6º Sensação

É nesta hora que a mágica ocorre: sua arte desenhada em computador se transforma em um pouco real, impresso uma roupa.

*Sentimento manual
* Sensação com carrossel automático

7º Secagem e também trato das tintas

Pré secagem estampas usualmente é feita com sopradores térmicos e também flash cure. Tintas à sustentação d’agua curam a temperatura envolvente, já plastisois precisam uma tratamento em estufas.

8º Limpeza dos equipamentos.

Finalmente, são limpas as matrizes e também rodos para estejam em perfeito estado na próxima utilização.

Os processos em uma serigrafia são bastante variados, e também excelente na realização a humanidade é o que instaurar a qualidade do serviço. Se reunir a possibilidade, vá visitar algumas serigrafia ou faça um curso de serigrafia para saber sua ativa e também fluxo trabalho… com probabilidade será uma experiência enriquecedora. Sugiro que você faça mais pesquisa na internet e leia mais sobre a serigrafia.